Determinantes da procura turística doméstica em Portugal numa conjuntura de crise económica e financeira

Authors

  • Lara N. Ferreira University of the Algarve
  • Luis N. Pereira

Keywords:

Dados em painel, Elasticidades, Modelos econométricos, Previsões, Procura turística doméstica

Abstract

O objectivo deste estudo consiste em modelar e produzir previsões para a procura turística doméstica em Portugal. Foram usados dados trimestrais, desde 2009 a 2012, para um conjunto alargado de variáveis económicas, como por exemplo o Produto Interno Bruto per capita, o rendimento médio disponível das famílias, o índice de preços no consumidor, o indicador de confiança dos consumidores, a taxa de desemprego, o número de desempregados e o preço do barril de petróleo. Também foi considerada uma variável binária que indica a presença da Troika em Portugal. Foram estimadas várias especificações de modelos econométricos considerando como variável dependente o número de dormidas de turistas residentes em Portugal. As previsões da procura turística foram efectuadas com recurso a modelos de alisamento exponencial tradicionais.

Os resultados obtidos indicam que em Portugal, numa conjuntura de crise económica e financeira, a procura turística doméstica é explicada pelo rendimento médio disponível das famílias, pelo número de desempregados e pelo índice de preços no consumidor relativo aos transportes. As estimativas obtidas indicam que a elasticidade do rendimento disponível na procura é aproximadamente +2,1%, do número de desempregados é cerca de -0,6% e do índice de preços dos transportes é aproximadamente +1,2%.

Author Biography

  • Lara N. Ferreira, University of the Algarve
    Department of Quantitative Methods

Downloads

Additional Files

Published

10.01.2024

Issue

Section

Tourism/Hospitality: Research Papers

How to Cite

Determinantes da procura turística doméstica em Portugal numa conjuntura de crise económica e financeira. (2024). Tourism & Management Studies, 10(2), 75-83. https://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/599