Modelação dinâmica e cenários de desenvolvimento para o Algarve

Authors

  • Francisco Serra ESGHT, Universidade do Algarve

Keywords:

Tourism, System Dynamics, Tourism Planning, Tourism Management, Sustainable Development, Tourism Sustainability

Abstract

O conceito de desenvolvimento sustentável apela à gestão racional dos recursos naturais, do património e das culturas locais dos destinos turísticos.

Os recursos especialmente destinados ao uso turístico, assim como muitos outros, são também usados com crescente regularidade pelos residentes, o que aumenta a pressão e leva a que os mesmos se degradem ou se extingam, situação particularmente crítica no que se refere aos chamados recursos públicos (ou comunitários).

Estas situações levam a que o desenvolvimento futuro fique comprometido, por falta de base de sustentação. Nestas condições, a economia esta-gna e declina, as condições ambientais pioram, a injustiça social aumenta e a satisfação dos turistas diminui, agravando ainda mais estas condições, um fenómeno habitualmente designado por ciclo da pobreza.

Esta preocupação tem levado os investigadores interessados a analisar o papel central dos recursos
públicos (common pool resources), incluindo o papel da super-estrutura política, no que respeita
ao desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos mais massificados, realizando estudos e apontando caminhos no que respeita, entre outras coisas, aos códigos de boas-práticas e aos sistemas integrados de gestão.

Todavia, persistem muitos obstáculos, consubstanciados nos chamados conflitos de interesses e na indefinição estratégica resultante da falta de visões partilhadas, por exemplo.

É neste contexto de crescente ameaça à sustentabilidade, crescente complexidade e ausência ou insuficiência de direcção e coordenação estratégica, que se propõe a abordagem holística, baseada no pensamento sistémico e na dinâmica de sistemas, como instrumento teórico, metodologia e ferramenta operacional, capazes de promover as mudanças de mentalidade que, em última análise, são o principal obstáculo às mudanças estruturais que se impõem, face às ameaças acima identificadas.

Author Biography

  • Francisco Serra, ESGHT, Universidade do Algarve

    European PhD,

    Adjunct Professor

    ESGHT/University of Algarve

Downloads

Published

31.12.2005

Issue

Section

Tourism/Hospitality: Research Papers

How to Cite

Modelação dinâmica e cenários de desenvolvimento para o Algarve. (2005). Tourism & Management Studies, 1, 61-76. https://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/7